Estamos começando a nossa terceira unidade, estamos chegando ao final do semestre e vamos estudar nossos últimos estilos arquitetônicos.
Como já vimos isso antes. As linhas simples e retas estabelecidas pela arquitetura grega clássica se rebuscaram para ornamentar os rufos helenísticos. No final da era gótica, as formas lineares puras se tornaram flamboyant pontiagudos. Em toda a história, a arquitetura tem oscilado entre o mínimo e o máximo.
Os períodos do Renascimento e do Barroco seguem o mesmo padrão. O projeto discreto do Renascimento realçava a claridade, a lógica e as linhas planas e retas. O barroco, exuberante, tendia à emoção, à sensação e à configuração festiva. Os arquitetos renascentistas respeitaram as regras seguidas pelos antigos construtores romanos, enquanto os arquitetos barrocos esticaram as regras ao limite.
Os três R´s do projeto renascentista podem se Roma, Razão e Regularidade, mas são essenciais quatro B´s para se conhecer tanto a arquitetura renascentista quanto a barroca: os pais fundadores Brunelleschi, Bramante, Bernini e Borromini. O fato de serem todos italianos não é coincidência. As duas escolas de arquitetura foram criadas na Itália e depois se tornaram estilos internacionais, seguidos por toda a Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário