sábado, 19 de novembro de 2011

Civilização Romana

O filósofo Alfred North Whitehead escreveu que "o império romano existiu em virtude da magnífica aplicação da tecnologia que mundo tinha visto até então". Essa tecnologia incluía as inovações de engenharia como o arco, a abóbada e a cúpula. Pela primeira vez, os construtores romanos cobriram imensos volumes de espaço interior, criando uma arquitetura de vãos encerrados e não de massas de sustentação. Com a invenção do concreto, construíram, em grande escala, formas cada vez mais audaciosas, das termas às basílicas.

Ao lado de colossais construções utilitárias, como estradas, pontes e aquedutos, os imperadores imprimiram o conceito de "Romanitas" em quase todo o mundo conhecido, deixando sua marca do Tâmisa até o Nilo e estabelecendo o padrão de civilização, desde leis e governos até exigências modernas como encanamento interno, água quente, lavatórios públicos, esgoto e estádios esportivos.
Em sua obra A Eneida, Virgílio citou Júpiter: "Cedi meus domínios aos romanos, e ele não tem mais fim".

Vamos conhecer com essa aula o grande Império Romano e as marcas que deixaram na raiz da civilização ocidental, influenciando até os dias atuais nosso padrão de civilização, como pudemos ver nas aulas e nos vídeos a seguir:

Aula 06 - O Império Romano - AQUI


GRANDES CIVILIZAÇÕES - Roma - PARTE 01

GRANDES CIVILIZAÇÕES - Roma - PARTE 02

CONSTRUINDO UM IMPÉRIO - O Coliseu - PARTE 01 (começa em 5:00min)
CONSTRUINDO UM IMPÉRIO - O Coliseu - PARTE 02
CONSTRUINDO UM IMPÉRIO - O Fórum Trajano 
CONSTRUINDO UM IMPÉRIO - As termas de Caracalla
CONSTRUINDO UM IMPÉRIO - O Panteão

Nenhum comentário:

Postar um comentário