sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Apresentação

Bom dia alunos,

Esse blog foi criado com o objetivo de compartilhar os conteúdos discutidos em aula, materiais para discussão e referências para melhor compreensão dos conteúdos apresentados.

Esse será o nosso principal meio de troca de informações, devendo ser acessado regularmente em busca de novidades e para o melhor acompanhamento da disciplina.Nossas discussões na disciplina durante o semestre começarão na antiguidade clássica da civilização ocidental, levantando reflexões sobre as culturas gregas e romanas, até o renascimento, passando pela compreensão do românico, gótico e etc. O plano de aula detalhado da disciplina pode ser baixado aqui

Nossas duas primeiras aulas englobando os primeiros conceitos do que é a história e do por quê estudá-la e sobre o surgimento do abrigo estão disponíveis nos links a seguir:



Introdução à história da arquitetura: AQUI
O surgimento do abrigo: AQUI


E a seguir tem um texto do Edson Mahfuz refletindo sobre a importância de se estudar história, teoria e crítica da arquitetura, e seus reflexos na concepção do projeto arquitetônico.

Bom semestre e bons estudos à todos.


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Teoria, história e crítica, e a prática de projeto 
Edson da Cunha Mahfuz


As últimas décadas do século XX se caracterizaram pelo desaparecimento dos discursos hegemônicos em todas as áreas do conhecimento e das atividades humanas. Se algo caracteriza o artista moderno – incluindo o arquiteto – é a consciência de que seu trabalho sempre poderia ser diferente. (2) O seu inimigo, e nosso por conseqüência, passa a ser a arbitrariedade. O que se espera do processo de aprendizado ao longo de um curso de arquitetura é que o conhecimento adquirido através da prática projetual, informada por atividades de teoria, história e crítica, possa contribuir para evitar a Arbitrariedade e resultar na Forma Pertinente.

Mais do que ensinar os estudantes a projetar de uma determinada maneira, o objetivo de uma escola de arquitetura deve ser a preparação do espírito crítico do estudante, a qual só pode ser alcançada de um modo: transferindo a experiência alheia para a própria, por meio do exame e do estudo de obras nas quais se reconheça como dados do projeto foram entendidos e valorizados pelos arquitetos, a que intenções suas decisões se vinculavam, em um momento histórico específico. Nessa incorporação da experiência alheia tem papel preponderante as atividades vinculadas à teoria, história e crítica da arquitetura.

Entretanto, da maneira como aparecem nos currículos das escolas de arquitetura, na sua organização departamental e até mesmo em encontros que visam discutir as suas inter-relações, teoria, história, crítica e prática de projeto parecem ser entendidos como campos autônomos do conhecimento. Meu propósito aqui é afirmar que, muito pelo contrário, teoria, história, crítica e prática de projeto são estreitamente vinculadas, sendo o projeto o fio condutor que deve guiar as demais.

Texto na íntegra disponível aqui:



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